sábado, 22 de novembro de 2008

Tupi Or Not Tupi That is a Question?Música Popular Brasileira


Além de significar toda música criada pelo povo brasileiro a expressão música popular brasileira designa a produção sonora realizada no País desde 1870.Se para os europeus a música popular é a extensão da música anônima de cunho folclórico, para os povos da América é um fenômeno novo, nascido das industrias editorial e do disco às quais se somou, depois a força do rádio e da tv.
Até se firmar a Mpb teve duas bases: os modelos melódicos-harmonicos da música européia e o ritmo negro trazido pelos escravos.
Mas a música no Brasil começou através de modinhas e lundus.O Brasil teve muitas manifestações musicais desde 1623 com Gregório Matos e Domingos Caldas Barbosa que são os antecedentes do nosso cancioneiro.
De lá até o ano de 1898 o Brasil teve muitos cantores, o que se mais destacou foi Pixinguinha foi um músico impecável, que nos deixou verdadeiras perolas musical dentre elas o clássico choro Carinhoso, que até hoje faz sucesso com os casais enamorados.
Com gravações elétricas em 1928 e a expressão do rádio nos anos 30, teve inicio a Època de Ouro na nossa música, que duraria até o fim da década de 40.Com a parceria de disco com o rádio a música popular se transformou em produto de massa.Há músicas de todos os tipos e gostos, sendo assim o filão de ouro do período, as famosas marchinhas carnavalescas.
Destacaram-se compositores como Noel Rosa autor de grandes sambas em que letra e música eram as perfeições.Ataulfo Alves e Herivelto Martins.
No fim da década de 20 as primeiras escolas de samba tiveram seu inicio, e a partir daí o samba consolidou-se como o gênero musical do país.
O samba teve grandes autores que vieram do morro, como Cartola e Nelson Cavaquinho.Ary Barroso através de um destes sambas se consolidou com a canção Aquarela do Brasil.
Lamartine Babo e João de Barro fizeram com que a músicas de carnaval atingissem um patamar mais alto.
Na época de ouro da música ainda teve espaço para os compositores regionais, e um desses nomes foi Dorival Caymmi com suas músicas falando de mar, terra e até da Bahia conquistou espaço no cenário musical do país.Junto com ele surgiu outro nome muito conhecido Luis Gonzaga que foi o responsável pela expansão do baião, forró e outros gêneros.
O mais importante nome da música nesta época foi Carmem Miranda a brazilian bombshell, os clássicos desta época de ouro que foram cantados por Carmem Miranda são: Taí, Como vai você, Mamãe eu quero, No tabuleiro de baiana e o clássico O que é que a baiana tem?
Essa foi à época em que tudo era novidade, as músicas de carnaval, o samba que virou um produto nacional conhecido até hoje, os chorinhos que se imortalizaram junto com Pixinguinha e a nossa brasileira mais reconhecida de todos os tempos, Carmem Miranda que hoje é conhecida por seu estilo entre o alegre e o malicioso.

Nenhum comentário: